segunda-feira, 25 de janeiro de 2010

Pequeno judoca pernambucano já sonha com as Olimpíadas de 2016.

25/01/2010
Pernambuco - PE

Aos 10 anos, Vinícius Perrela disse para mãe juntar dinheiro porque ela tem um compromisso em 2016: torcer pra ele nas olimpíadas do Rio de Janeiro

Inspirado em ídolos do judô brasileiro, o judoca pernambucano Vinícius Perrela (foto 1) disse para a mãe juntar dinheiro porque ela tem um compromisso em 2016: torcer para ele nas Olimpíadas do Rio de Janeiro. Embalado por esse sonho e acompanhado de perto pelos pais, Vinícius começa uma carreira promissora e muito bem.

Ele é um colecionador de medalhas, todas conquistadas em apenas dois anos de judô. O menino de 10 anos, 27 quilos, é o atual campeão pernambucano na categoria dele, e vice-campeão em uma categoria acima, de 11 a 12 anos. Também conquistou o título dos Jogos Escolares. Mais que os golpes, o ponto forte dele é a determinação.

“Ele, quando vai pras competições, diz ‘mãe eu vou ser campeão, vou trazer a medalha’, e traz a medalha”, diz a mãe do atleta, Cristiane Perrela. Por isso, os pais não medem esforços e levam Vinícius a quatro academias diferentes.

“Ele é bem novinho ainda, fez 10 anos agora em dezembro, e é bem magrinho. É difícil achar crianças que tenham esse mesmo perfil dele no mesmo nível de Vinícius", contou o pai, Gustavo Gomes de Lima.

Encontraram Georgia Mariana, bicampeã pernambucana infantil. A única dificuldade para colocar os dois treinando juntos é a distância: ela treina no Janga, a 32 quilômetros da Cidade Universitária, onde Vinícius mora. “Eles se encontram pelo menos uma vez por semana. E quando podemos, tentamos pelo menos duas vezes por semana trazer ele para cá. Assim ele tem um treinamento diferenciado”, falou Gustavo.

Quando não dá para vir, o parceiro de treino é o irmão mais velho, Wanderley. Ele gosta mesmo é de futebol, mas para ajudar o irmão, veste o quimono. A família inteira colabora porque Vinícius sonha alto.

Um dia ele falou para mim: “Mãe, começa a juntar dinheiro para gente ir para o Rio de Janeiro, porque a senhora vai para torcer para mim, nas Olimpíadas de 2016, que eu vou estar lá", revelou Cristiane.

O professor Marcílio Moraes vê boas possibilidades para a meta de Vinícius. “Depende também muito dele, se esforçar, abrir mão de muitas coisas da vida da gente, como sair, ir para festinhas. Apesar de que ele é muito novo ainda. Treinar, levar muita bronca ainda do judô para chegar lá. Quem sabe não vai ser um Aurélio Miguel da vida”.

Aurélio Miguel, não exatamente. Ele tem outros ídolos e objetivos. “Ir pra seleção brasileira e conhecer Tiago Camilo, João Derly e Flávio Canto. Foram eles que me inspiraram a lutar judô”.
Da Redação do pe360graus.com

Um comentário:

  1. Parabéns ao Vinícius e aos pais pelo apoio.Meu nome é Hedywald e sou professor do Bruno Silva aqui em Tres Rios-RJ ele tem 09 anos, faixa laranja e tem 26,700 kg, e tem vários títulos de campeão regional e foi vice campeão estadual em 2009 em sua primeira competiçaõ oficial pela FJERJ, gostaria muito de ve-los competindo, vai sair até faísca,rsrs, forte abraço.

    ResponderExcluir