sábado, 9 de janeiro de 2010

Filho de Uberaba/MG é destaque no cenário internacional.

09/01/2010
Uberaba - MG


Filho de uberabense é destaque no cenário do judô internacional


De férias na cidade, o uberabense Antônio Batista Gabriel tem motivos de sobra para sorrir. Morando há mais de uma década em Ribeirão Preto, o filho mais velho, Tiago Bastos Gabriel, tornou-se campeão Pan-americano pela seleção brasileira de judô sub-15 em novembro.
Além do título internacional conquistado em Porto Alegre-RS, outras vitórias complementam o currículo do jovem faixa marrom de apenas 14 anos. Disputando todos os campeonatos pela categoria juvenil pesado, ele se sagrou bi-campeão brasileiro, tetra-campeão paulista, e bi-campeão sul brasileiro.
Descansando ao lado da família em Uberaba, o adolescente que está no judô desde os cinco anos de idade não teve influência de ninguém para ingressar no esporte. "Há nove anos minha escola oferecia alguns esportes. Optei pelo judô, onde estou até hoje", afirma Tiago.
Grandes metas já estão sendo estabelecidas para seu futuro. "Sonho em disputar mundiais e a Olimpíada. Encaro o judô como uma oportunidade em minha vida para brilhar. Também quero ter uma profissão além do esporte", explica o judoca.
Aluno do professor Rogério Quintela da Cunha Silva, que foi técnico da seleção brasileira sub-15 em mundiais, ele revela os ídolos dentro do cenário do judô. "O Leandro Guilheiro e o Aurélio Miguel são os meus ídolos no esporte", aponta Tiago.
O pai, orgulhoso, acompanha a carreira do filho em quase todas as competições. "Eu sempre apoiei o Tiago e até o ajudo a treinar fisicamente. Vou a quase todas as competições e viajo com ele", relata o engenheiro civil Antônio Batista.
Homenageado como atleta destaque do judô no ano passado, ele será contemplado novamente com a premiação na capital paulista neste ano. "A homenagem é feita na Câmara dos vereadores de São Paulo. Quem entrega o prêmio é o ex-judoca e atual vereador Aurélio Miguel", diz Antônio.

Pan 2009 - O principal título conquistado aconteceu do dia 4 ao dia 8 na capital gaúcha. Tiago disputou quatro lutas durante o Pan-americano e venceu todas. A primeira foi contra o argentino Santiago Castelari, a qual venceu nos primeiros minutos. Na segunda o atleta enfrentou o americano Peter Koller e na terceira, o cubano Ariel Tellares. A final foi diante do mexicano Pablo Carneli.
"A grande preocupação foi na luta contra o Ariel, pois os cubanos possuem tradição no esporte. Mas foi tudo tranquilo e o Tiago venceu a competição", afirma o pai.
Além do filho Tiago, que é uma das grandes promessas para as Olimpíadas em 2016, quando estará com 21 anos, Antônio também tem o filho mais novo ingressado no judô. Torres Bastos Gabriel, de 9 anos, já é faixa laranja no esporte e promete seguir os passos do irmão.
Por Rodolfo Natálio

Nenhum comentário:

Postar um comentário