sábado, 2 de janeiro de 2010

Matogrossense comanda seleção de talentos para Olimpíadas 2016

02/01/2010
Cuiabá - MT


Muito se fala no Brasil sobre a falta de planejamento e preparação aos atletas olímpicos. Contudo, no judô a realidade já é outra. Desde abril de 2009 um grupo de jovens talentos vem sendo preparado para as Olimpíadas de 2016 (Rio de Janeiro). O técnico dessa garotada é o matogrossense Pedro Luiz Sinohara, que já treinou a seleção brasileira de judô entre 1993 e 2004.

Segundo Sinohara, a equipe titular de novos talentos é formada por oitos rapazes e oito moças, todos entre 14 e 18 ano de idade. Dessa forma, ele prepara atletas que devem alcançar o auge da carreira justamente em 2016, ano das Olimpíadas. Para encontrá-los, foram meses de viagens pelo Brasil, realizando seletivas e testes.

“Em 2016 talvez haja algum remanescente da seleção de hoje, mas é muito difícil. Escolher os melhores jovens e lapidar o talento deles; fazê-los amadurecer. Essa é minha responsabilidade”, afirmou com seriedade o sansei.

As expectativas são boas. “A equipe feminina é muito forte”, disse entusiasmado. A estrela desse jovem time é Sarah Menezes, judoca que participou das Olimpíadas de Pequim, em 2008, quando tinha apenas 16 anos. “No judô não tem essa de o técnico escolher quem vai, de injustiçar atletas. A vaga é disputada no tatame e ela conquistou o direito de competir”, explica Sinohara.

As últimas competições que essa ‘seleção júnior’ participou foi o Mundial da França, em outubro, e o Gand Slam de Judô no Japão, em dezembro de 2009. Os resultados foram bons afirma o treinador. “Só no Grand Slam foram três medalhas de bronze. Isso é um sinal muito bom”.

Contudo, Sinohara não pode acompanhar o time durante o Grand Slam. Como havia sido recém empossado na Secretária Extraordinária de Assuntos Relacionados a Copa e ao Turismo de Cuiabá, e para seguir campeonato seria necessário uma licença muito grande, o técnico preferiu deixar apenas a equipe auxiliar ‘tomando conta’ dos atletas e ficou na capital de Mato Grosso para estruturar a pasta.

Mato Grosso em 2016

Apesar de não ter nenhum atleta de Mato Grosso na seleção de novos talentos, Pedro Sinohara antecipou que há a chance de dois atletas matogrossenses representarem o Brasil nas Olimpíadas do Rio de Janeiro.

No judô masculino David Moura, que já foi vice-campeão brasileiro, é a grande aposta. O peso-pesado de 21 anos já compete no mesmo nível dos chamados ‘dinossauros do judô’ e com os atletas da seleção principal. “Ele é jovem, apesar de não estar entre 14 e 18 anos pode ser um remanescente”.

No judô feminino o nome de Mato Grosso pode ganhar projeção com Luzia Fernanda. Assim como David, a atleta também é peso pesado e também tem 21 anos. “Ela já até mesmo integrou a seleção brasileira de judô. E pode sim brigar por uma vaga em 2016”, finaliza o Sinohara.

Nenhum comentário:

Postar um comentário