Rio de Janeiro - RJ
Cerca de seis mil alunos participaram da cerimônia de abertura da quarta edição das Olimpíadas Escolares 2010, hoje, dia 8, no ginásio do Maracanãzinho. O ponto alto da cerimônia foi a entrada do técnico da Seleção Brasileira de Vôlei Masculino, Bernardinho, carregando a tocha olímpica. Para acender o símbolo das Olimpíadas, Bernardinho teve como parceira a aluna da Escola Estadual Jean Baptista Debret, Ligia Costa, atleta de handebol.
A cerimônia foi animada com a apresentação das bandas marciais do Colégio Marco Polo, de Santa Cruz, e do Ciep Carlos Marighela, de São Gonçalo, e ainda de grupos de ginástica rítmica da Vila Olímpica da Mangueira, do colégio Plínio Leite e do grupo de dança Nathgym. Um desfile com cerca de 100 integrantes de escolas de cada município inscrito, formou, no centro da quadra do Maracanãzinho, os aros olímpicos.
As Olimpíadas Escolares são consideradas o maior evento estudantil esportivo do Brasil. A novidade deste ano está na inclusão de três novas modalidades olímpicas nas competições: taekwondo (apenas na categoria B, de 14 a 17 anos), ciclismo e ginástica rítmica. Ao todo, serão disputadas 14 modalidades, divididas pelas categorias A, de 12 a 14 anos, e B, de 15 a 17 anos. Basquete, futsal, handebol e vôlei, serão os esportes coletivos, e atletismo, judô, natação, tênis de mesa, xadrez, ciclismo e ginástica rítmica, integram os individuais.
A expectativa é de que 16 mil alunos de 600 escolas participem das competições, que terão duração de sete meses. Das Olimpíadas Escolares sairão os representantes do estado para a etapa nacional, que será disputada em setembro e dezembro, respectivamente.
Para a secretária de Turismo, Esporte e Lazer, Marcia Lins, a cerimônia de abertura das Olimpíadas Escolares já é uma preparação para os jogos olímpicos de 2016.
- Temos aqui reunidos ingredientes de uma Olimpíada, como o mascote, o acendimento da pira e a tocha olímpica. O nosso objetivo é aproximar as crianças da realidade em que vivemos, que é o fato de o Rio de Janeiro sediar o evento mais importante do planeta: os Jogos Olímpicos 2016. Temos um papel importante nessa tarefa de participação nas Olimpíadas Escolares, motivando essas crianças não só para a conquista de medalhas, mas também pela inclusão social e aproximação com o esporte -, afirmou a secretária.
Participaram também da cerimônia a subsecretária da Secretaria Estadual de Educação, Delania Cavalcante; o secretário municipal de Esporte e Lazer Francisco de Carvalho; o diretor de Marketing e Comunicação do Comitê Organizador dos Jogos Olímpicos Rio 2016, Leonardo Gryner; o presidente da Suderj, Savio Franco e o gerente de esportes do Rio 2016 e o gerente geral de desenvolvimento do COB, Agberto Guimarães.
Atletas medalhistas olímpicos e campeões de diversas modalidades esportivas também prestigiaram a cerimônia. Estavam presentes Sebástian Pereira, do Judô; Soraya Carvalho, da Ginástica Artísitica; Alexey Carvalho, do basquete; Darcy Lima, do xadrez; Daniela Polzin, do judô; Barbara Leôncio, do atletismo; Davi Leite, do ciclismo; Maria José Salles, do handebol; Antoine Jaoude, da Lutas Olímpicas, Vitor Belfort,da Lutas, Cyro Delgado, da natação, Cassius Duran; dos Saltos Ornamentais, Jaqueline Silva, do vôlei; Michael Silva, do taekwondo; Virgilio de Castilho, do Triatlon; Paulo Vilas Boas, do basquete.
INSCRIÇÒES ATÉ DIA 14/05, VEJAM TODAS AS INFORMAÇÕES
Divulgação JUDÔinforme
Nenhum comentário:
Postar um comentário