Thuringia - Alemanha
Neste domingo, em Bremen, o judoca Jonas Inocêncio (-100kg), conquistou a medalha de prata para o Brasil. Foram cinco lutas, com quatro vitórias. Enquanto isso, no Torneio de Thuringia, também na Alemanha, além do ouro de Rafaela Silva, foram outras cinco medalhas. Eleudis Valentim (-52kg Sub20) e Águeda Silva (-44kg Sub 20) foram vice-campeãs, e Nathália Brígida (-48kg Sub20), Sibilla Facholli (-70kg Sub17) e Flávia Gomes (-63kg Sub20) foram bronze.
No evento lutaram 535 judocas de 15 países.
O técnico da seleção sub 20 feminina, Douglas Vieira, ressaltou o nível do torneio.
"O campeonato estava com um nível elevado e os resultados foram muito bons, correspondendo as expectativas. Apesar de estar em contato com as meninas há pouco tempo percebi que são muito aplicadas técnico e táticamente. Elas precisam de um cuidado especial para continuarem se desenvolvendo. Todas possuem potencial, mas precisam se aprofundar nos fundamentos técnicos, como sequências de golpes e a transição da luta em pé para a luta no solo. Daremos ênfase a esses objetivos no decorrer da semana de treinamento", explica Douglas.
A equipe brasileira foi procurada por uma TV alemã para entrevistas. Perguntaram como os atletas se sentiam pela primeira vez no país e se retornariam outras vezes. A equipe teve como interprete Sergio Oliveira, ex-atleta da seleção brasileira de judô, hoje professor das equipes de base da Alemanha.
A carioca Rafaela Silva foi destaque no sábado no Torneio de Thuringia, na Alemanha. Rafaela conquistou o ouro numa chave com 61 judocas. Enquanto isso, no Open de Bremen, também na Alemanha, o Brasil subiu no pódio duas vezes, com bronze de Nicolas Santos (-60kg) e Ricardo Santos (-66kg).
"A competição é realmente grandiosa. Vinte e nove países, oito areas de competição e 920 participantes. Fantástico! Amanhã acontecerá o sub 20 e temos esperanças de medalhas", diz o coordenador técnico de categorias de base, Luiz Romariz.
Em sua primeira viagem à Europa, Walbercy Aiva (-66kg) e Guilherme Cordeiro (-81kg) são provenientes de projetos sociais e acreditam que a oportunidade deste intercâmbio é única.
"É uma oportunidade única de crescimento, crescer no esporte, estudar em escolas de excelente qualidade, obter mais e melhores oportunidades de trabalho", acredita Walvercy. Guilherme concorda: "Nas nossas comunidades o esporte que se praticava era futebol, não havia outras opções. Estes projetos trazem a oportunidade de que se possa aprender e vencer em outras modalidades esportivas"
Resultados deste sábado: Sub 17
-50Kg - Leonardo Nelo - 7 lutas - 5 vitórias, 2 derrotas - 5o Lugar;
-55Kg - Alessandro Pereira - 2 lutas - 1 vitória, 1 derrota -
-60Kg - Nicolas Santos - 8 lutas - 7 vitórias, 1 derrota - 3o Lugar;
-66Kg - Ricardo Santos - 6 lutas - 5 vitórias, 1derrota - 3o Lugar
-73Kg - Gustavo Assis - 5 lutas - 3 vitórias, 2 derrotas - 7o Lugar
-81Kg - Eduardo Gonçalves - 6 lutas - 4 vitórias, 2 derrotas - 5o Lugar
-90Kg - Gabriel Souza - 1 luta -
+90Kg - Tiago Bastos - 5 lutas - 3 vitórias, 2 derrotas - 5o Lugar
CBJ - Divulgação JUDÔinforme
Nenhum comentário:
Postar um comentário