domingo, 28 de março de 2010

Vejam a cobertura completa do Torneio de Abertura da FJERJ/RJ.

28/03/2010
Rio de Janeiro

A Federação de Judô do Rio de Janeiro – FJERJ realizou neste final de semana O Torneio de Abertura - Professor Oswaldo Simões que marcou hoje (27/mar) o início do calendário de competições do JUDÔRIO 2010.

O ginásio do Miécimo da Silva, em Campo Grande, onde o JUDÔRIO montou 8 áreas de competição, recebeu mais de 700 atletas do Circuito de Alto Rendimento, Circuito Máster e JUDÔRIO para TODOS, e um público rotativo de aproximadamente 3.000 pessoas. ( segundo informações contidas no site oficial da entidade).

Algumas novidades foram apresentadas e acredito tenham sido bem recebidas pela comunidade judoista, como a utilização de pulseiras personalizadas contendo desta forma a presença indiscriminada de pessoas na área de luta (shiai jô).

A outra novidade foi o Judô para Todos, uma grande sacada onde abriu as portas para o judô dos deficientes visuais mostrando o belo trabalho dos professores do Rio de Janeiro.

Apenas sentimos pela climatização do Complexo não estar funcionando, porém a culpa foi do acaso, pois segundo o Diretor do Complexo Sr. Amaury Cardoso, houve uma queima da turbina responsável pela ventilação dias antes do evento, sem tempo hábil para reparo.

O Prof. Oswaldo Simões


A FJERJ fez uma justa homenagem ao nosso Ex Campeão Prof. Oswaldo Simões e o JUDÔinforme mostra quem foi o homenageado:

Primeiro pesado brasileiro a vencer os Jogos-Pan-americanos, balançou o Maracanãzinho em 1978

Apesar de ter iniciado seus treinamentos com idade “avançada” (17 anos), Oswaldo Simões entrou para a história do Judô nacional ao conquistar o título de campeão mundial universitário, em 1978, ao vencer o japonês Yoshioka na final, no Rio.

Carinhosamente chamado de “Boneca” pelos amigos – pela pele de criança que tem no rosto, um “baby face” – Simões venceu diversas competições internacionais nos mais de dez anos que integrou a seleção brasileira. Em 1978 sagrou-se campeão mundial universitário com uma vitória histórica que chacoalhou o ginásio do Maracanãzinho, ao vencer, na final, o japonês campeão mundial Yoshioka.

Primeiro peso-pesado a ganhar os Jogos Pan-americanos (Porto Rico/1979), Simões ficou em 5º lugar em dois mundiais, conquistou títulos pan-americanos e sul-americanos com um detalhe: sem nunca ter estagiado fora do Brasil. Com as possibilidades oferecidas depois de sua parada (metade da década de 80) quem sabe até onde ele poderia ter ido...

Dono de uma agilidade e explosão invejáveis, Oswaldo sempre foi exemplo de seriedade e determinação nos treinos e competições. Ganhou, com isso, o respeito de todos os técnicos e colegas de equipe, sem falar nos adversários.

Apesar de ser Professor Doutor em Fisioterapia, acha tempo para continuar se dedicando ao Judô ministrando aulas em sua academia no Rio de Janeiro. Sua convicção, seriedade e firmeza de caráter sempre foram referência para os que tiveram oportunidade de conviver com ele e acompanhar de perto, uma das mais brilhantes carreiras dos anais do Judô brasileiro.


Prof. Rocha / Jornalista para JUDÔinforme

Um comentário:

  1. quando q vcs vao colocar as foto da competição do dia 28 hein campo grande ????

    ResponderExcluir