domingo, 7 de março de 2010

SESI lança Programa Atleta do Futuro com 2.4 mil inscritos.

07/03/2010
Campo Grande - MS

Campo Grande - Mato Grosso do Sul

Com distribuição de mochilas e animadas apresentações de judô, o Sesi lançou na noite desta quinta-feira (04/03), em cerimônia realizada no Clube do Trabalhador de Campo Grande e, simultaneamente, nas unidades de Corumbá, Dourados e Três Lagoas, o Programa Atleta do Futuro. O trabalho gratuito de inclusão social, que envolve crianças e adolescentes de 6 a 17 anos de idade, prioritariamente dependentes de industriários, visa trabalhar com eles os valores do esporte e a prática da atividade física.

Abrindo a cerimônia, o gerente técnico do Sesi, Arnaldo Leite, ressaltou que o Atleta do Futuro já tem 2,4 mil inscrições e 17 indústrias participando como parcerias na proposta de desenvolver os valores do esporte e a prática de atividade física em dependentes de industriários, mas também na comunidade. "É um trabalho que visa a formação da cidadania através do esporte. O Programa está em expansão no Estado graças à relevante parceria da indústrias, que cumpre a sua parte com responsabilidade social, retribuindo o direito de existir", afirmou.

O presidente do Cores (Conselho Temático Permanente de Responsabilidade Social) da Fiems, Julião Gaúna, reforçou o papel das indústrias para com a sociedade ao priorizar projetos de responsabilidade social. "É também papel da Fiems levar conhecimento para a comunidade, construindo cidadãos, que se tornarão profissionais da indústria. Com a parceria das empresas neste Programa, com o incentivo do Cores, é possível contribuir de forma positiva e eficaz para melhorar a vida das pessoas", disse.

O gerente de Lazer do Sesi de Campo Grande, Marcio Alencar,explicou detalhadamente aos presentes todo o desenvolvimento do Programa. "O Sesi está preocupado em formar cidadãos e o Atleta do Futuro prioriza essa formação, pois em cada fase de desenvolvimento a criança vai aprender conteúdos diferentes baseados nos valores do esporte", pontuou.

Formação

A diretora da Escola do Sesi de Campo Grande - unidade Clube do Trabalhador, Marly Fátima Rondon de Andrade, ressalta que as mudanças de comportamento são nítidas a partir do ingresso da criança e do adolescente nas diversas modalidades do Programa Atleta do Futuro. "Independentemente da modalidade em que se participa é evidente como o programa colabora com a formação dos alunos no que diz respeito a solidariedade e companheirismo, entre outras características, mas principalmente melhorando a qualidade do aprendizado", explicou.

A coordenadora pedagógica Jussara dos Santos Pedroso explica que a filha de 8 anos de idade, Juliana Pedroso da Silva, gostou muito de ingressar em uma modalidade esportiva do Programa e isso trouxe vantagens imediatas à disposição da garota. "A Juliana começou no passado a fazer natação e foi nítido o quanto isso fez bem pra minha filha em vários aspectos", disse.

O policial militar Rildo da Silva Nazareth também conta que as atividades esportivas contribuíram para melhorar o nível de compreensão do filho Raphael Reggiore Nazareth, que faz aulas de judô há um mês. "As atividades já foram suficientes para que ele tivesse uma mudança de postura. Os benefícios do esporte são muitos, mas também contribuem para que as crianças tenham mais equilíbrio emocional, dando condições para que elas enfrentem as adversidades que surgem", pontuou.

Contando que a filha Julia Hyohana, de 8 anos de idade, está empolgada com as aulas de vôlei, a professora Marly Oliveira da Silva Prado explica que os benefícios foram tantos que ela já está pensando em matricular o filho menor numa atividade esportiva. "Ela está super animada e por isso já estou pensando em matricular meu filho mais novo também em alguma modalidade", explicou. Atenta a conversa da mãe, a menina acrescentou que as aulas também contribuíram para ampliar o círculo de amigos. "Já fiz muitas amizades, é super gostoso", completou.

Meta

A técnica da área de lazer do Sesi, Gisele Freire, que é uma das coordenadoras do Programa no Estado, no ano passado, quando o trabalho começou, as crianças e adolescentes receberam os uniformes e agora receberão a mochila. Ela também acrescentou que no ano passado o Sesi cadastrou 2.387 crianças e adolescentes em todo o Estado, enquanto a meta para este ano é atingir 2.592 participantes - 442 em Dourados, 450 em Corumbá, 600 em Campo Grande e 1.100 em Três Lagoas.

“As atividades do Atleta do Futuro envolvem práticas esportivas e são realizadas nas unidades do Sesi e em espaços definidos como parceiras. Na Capital, o trabalho é realizado no Clube do Trabalhador do Sesi e na Associação dos Correios, enquanto em Corumbá é nas dependências da entidade e, em Três Lagoas, na própria unidade do Sesi e no campo de futebol do Exército. Já em Dourados também é na unidade do Sesi e no campo da Inflex, que é uma indústria madrinha”, detalhou Gisele Freire.

O Atleta do Futuro conta com o apoio das indústrias madrinhas, que colaboram com o Programa auxiliando na divulgação dos trabalhos e incentivando os industriários a encaminharem os seus dependentes. Na Capital, o Sesi conta o apoio dos Correios e Semalo, enquanto em Corumbá são as empresas Rio Tinto, Votorantim, MMX, Sanesul e Itaóca Projetos e Construções. Já em Dourados as indústrias madrinhas são Inflex, Angélica Agroenergia e Alimentos Dallas e, em Três Lagoas, são a Brascopper, Cipa Indústria de Produtos de Alimentos, Curtume Três Lagoas, Kid Birigui Calçados e Klin Calçados Infantis.

Em todo o País, o Programa Atleta do Futuro pretende promover ações esportivas, levando cidadania a mais de 83 mil crianças. Criado em 1991 pelo Sesi de São Paulo para formar crianças e jovens de 7 a 17 anos em diferentes modalidades esportivas, o Projeto, em nível nacional, existe desde agosto de 2007, contando com a parceria de 21 Departamentos Regionais e de 229 empresas.

Serviço — Os interessados em participar do programa põem buscar mais informações nas unidades do Sesi em Campo Grande (67-3325-7646), Corumbá (67-3231-6311), Três Lagoas (67-3521-2557) e Dourados (67-3416-4500)
MS Notícias - Divulgação JUDÔinforme

Nenhum comentário:

Postar um comentário