quarta-feira, 3 de março de 2010

Jogos escolares anima jovens atletas, que veem chance crescer.

03/03/2010
Brasilia - DF

Jogos Escolares anima jovens atletas, que veem chance de crescerem no esporte

Matheus Rezende mostra suas medalhas

Atenção atletas de handebol, basquete, vôlei, futebol de campo, futsal, atletismo, judô, natação, xadrez e tênis de mesa com idade entre 12 e 17 anos. Os Jogos Escolares do Distrito Federal começam em maio e prometem grandes emoções. “

As datas ainda não estão confirmadas, mas a previsão é de que o infantil (12 a 14 anos) ocorra de 3 maio a 2 de junho, e o infantojuvenil (15 a 17 anos), de 16 de agosto a 30 de outubro”, afirma o gerente de técnica desportiva da Secretaria de Estado de Educação, Romero Pereira. "Estamos aguardando a realização do I Fórum dos Jogos Escolares do DF, que ocorrerá no próximo dia 11 (aberto à comunidade), para divulgarmos as datas."

De acordo com o gerente, as escolas terão até 16 de abril para se inscreverem nos Jogos. A previsão é de que o número seja próximo ao do ano passado, quando mais de 200 instituições de ensino participaram. "As inscrições são gratuitas. O único gasto que as escolas terão que arcar será com o transporte, mas até quanto a isso temos trabalhado. Sempre nos preocupamos em não centralizar as competições para que todos tenham a oportunidade de assistir aos jogos em sua cidade", comenta Romero Pereira.

Tricampeão dos Jogos Escolares do Distrito Federal, Matheus Galvão, 14 anos, se prepara para conquistar mais um título em 2010. Considerado promessa do judô brasiliense, o atleta credita parte de suas conquistas no esporte às lutas que fez nos Jogos. "É uma competição importante, porque vale vaga nos Jogos Escolares Brasileiros, que classificam para as Olimpíadas Escolares e para o Sul-Americano Estudantil", ressalta. "Neste ano, eu até aumentei a carga de treinos para me preparar melhor para as competições escolares e para o Brasileiro. Treino quatro horas às segundas, às quartas e às sextas, e duas horas às terças e às quintas."

Matheus lembra que venceu em todas as vezes que competiu no DF, mas que nos Jogos Escolares Brasileiros não foi tão bem. "Na primeira vez (2007), eu nem consegui classificação. Na segunda (2008), fiquei em terceiro, e no ano passado, venci. Consegui a vaga para os Jogos Brasileiros e ganhei, me garantindo no Sul-Americano Estudantil, que também venci", enumera. Ele fez dos jogos estudantis um trapolim para disputar e vencer competições como o Brasileiro, o Pan-Americano e o Sul-Americanos pré-juvenis.

"Agora, tenho treinado de tudo um pouco, mas dando mais ênfase ao treino de chão. Geralmente, os meus adversários não são tão bons no chão. Por isso, invisto para ter esse diferencial", comenta o lutador, que compete no superligeiro (até 50kg).

Programe-se

I Fórum dos Jogos Escolares do DF
Data: 11 de março
Horário: das 9h às 12h e
das 14h às 17h30
Local: auditório do Colégio Elefante Branco (907 Sul)
Mais informações pelo telefone: 3901-2621
* A participação é gratuita

Quem é ele

Nome: Matheus Rezende
Maranhão Ignatti Galvão
Idade: 14 anos (1º/11/1995)
Altura: 1,50m
Peso: 40kg
Começo: aos 7 anos. Depois de ter tentado outros esportes, a mãe o matriculou no judô para que o menino desenvolvesse disciplina e extravasasse a energia
Conquistas: tricampeão regional (2007, 2008 e 2009); tricampeão dos Jogos Escolares do DF (2007, 2008 e 2009); bronze nos Jogos Escolares Brasileiros (2008); campeão dos Jogos Escolares Brasileiros (2009); campeão das Olimpíadas Escolares Brasileiras (2009); campeão sul-americano estudantil (2009); campeão brasileiro pré-juvenil (2009); campeão sul-americano
pré-juvenil (2009) e ampeão pan-americano pré-juvenil (2009)
Ananda Rope - Divulgação JUDÔinforme

Nenhum comentário:

Postar um comentário