domingo, 21 de fevereiro de 2010

A judoca cearence Érika Hellen é fã de poesia e fera no Judô.

21/02/2010
Fortaleza - Ceará

A atleta acaba de obter uma vaga na Seleção Brasileira Sub-17que vai representar o País no próximo Sul-Americano que será organizado pela CPJ

Uma coleção de medalhas enfeita o currículo da judoca Érika Hellen, conquistadas ao longo de cinco anos de promissora carreira. A atleta defenderá o País no Sul-Americano na Argentina


Ela é uma assídua frequentadora da biblioteca da Revarte - Resgate dos Valores pela Arte, com predileção por obras poéticas. Está aprendendo a tocar flauta e gosta das músicas da cantora de Barbados Rihanna.

Por mais paradoxal que possa parecer, essas preferências marcam a personalidade de uma atleta que é fera do judô e no batismo recebeu o nome de Érika Hellen Moraes Ferreira.

E o mais recente feito da judoca cearense foi registrado no primeiro fim de semana deste mês (6 e 7/02), na cidade de Natal (RN), sede da seletiva que definiu os atletas da Seleção Brasileira Sub-17 para o Sul-Americano Juvenil, em Buenos Aires, na Argentina, no mês de junho.

Caminhada

Para assegurar presença na equipe verde-amarela, Érika Hellen, enfrentou uma árdua caminhada. "Eu superei pelo menos 10 adversárias para conquistar a vaga na Seleção Brasileira", afirmou a judoca que tem 14 anos e é dona da faixa roxa. "Foi difícil mas consegui o meu objetivo", ressaltou a atleta da Revarte, que na luta decisiva encarou a piauiense Joseanne Fernandes. "Eu já conhecia a Joseanne, falava com ela, mas tive que ganhar dela para garantir vaga na seleção", disse, sorridente, Érika, campeã da Seletiva Sub-17 feminina na categoria leve (52kg).

Revanche

Érika reconheceu que a rival do Piauí valorizou seu triunfo. "Eu precisei de toda concentração e esforço para levar a melhor sobre Joseanne na seletiva, porque já havia perdido para ela em outra competição. Durante os cinco minutos da luta em Natal encaixei dois yukos e não dei chance para minha rival pontuar. Encerrado o tempo, os juízes avalizaram a minha vitória".

Com um espontâneo sorriso emoldurando seu rosto, Érika Hellen, revelou o que espera do judô num muito próximo futuro, principalmente agora que chegou à Seleção Brasileira Sub 17 e vai para o Sul-Americano. "Meu objetivo é disputar uma Olimpíada, ser o orgulho da minha família e representar o Brasil lá fora muitas vezes". E depois de conseguir êxito na seletiva realizada no ginásio do Campus Universitário, na capital potiguar, certamente que a judoca Érika Hellen dedicar-se-á mais ainda aos treinamentos para tornar realidade o sonho olímpico.

Importância

"Com o judô aprendi muitas coisas que poderão me ser úteis ao longo da vida, fiz muitas amizades na ONG Revarte e fora dela. E melhorei minha condição física. Quando comecei a praticar o esporte, tinha apenas 34kg. Hoje, já estou pesando 54 quilos", confidenciou a judoca. Aliás, o ganho de peso e massa muscular foi de muita valia para a atleta. De acordo com o técnico Michael Barbosa, "Érika se destaca nas competições exatamente pela força física, que lhe permite uma pegada forte contra as adversárias. Mas ela também domina várias técnicas para derrubar ou imobilizar suas rivais".

Início

Por intermédio das amigas, Érika Hellen deu os primeiros passos no judô. "Foi através das minhas amigas que comecei a praticar o esporte. Eu as via passando para os treinos e elas falavam muito das aulas. Por isso, também me inscrevi na Revarte e está aí o judô na minha vida", ratificou a bicampeã dos Jogos Escolares (2008/09).

Perfil

Nome
Érika Hellen de M. Ferreira

Naturalidade
Fortaleza

Nascimento
29 de outubro de 1995

Pais
Elson Ribeiro e Elisângela Pereira

Altura
1,57m

Peso
54kg

Hobby
Jogar futebol

Conquistas
Vaga na Seleção Brasileira Sub-17 (2010); bicampeã regional (MA e PI) e bicampeã das Olimpíadas Escolares (08/09)

Por Moacir Féliz - Reporter / Divulgação JUDÔinforme

Nenhum comentário:

Postar um comentário