segunda-feira, 15 de fevereiro de 2010

Judoca enfrenta a dura realidade da falta de apoio no esporte.

15/02/2010
Rio de Janeiro - RJ


Faixa preta em determinação


Com os pais desempregados, o judoca Felipe Duarte, de apenas 19 anos, ensina golpes a 40 crianças da Zona Oeste para ajudar nas despesas de casa. Aluno de Educação Física, o morador de Santíssimo não recebe bolsa da faculdade e se vira com os R$ 400 que recebe das aulas.

Felipe é um vencedor no esporte. No ano passado, ganhou medalhas de ouro (com Cíntia Carvalho, com quem forma uma dupla) nos campeonatos estaduais de apresentação de golpes Nage no Kata e Nage Waza. Em 2007, ficou em primeiro lugar no Campeonato Estadual de Judô, na categoria pré-juvenil por equipes, e também venceu o Intercolegial.

Ele começou praticar judô aos 9 anos, na própria escola. Aos 15, um professor o convidou para treinar no Flamengo. Ele aceitou, mas a falta de dinheiro para ir todos os dias à Gávea o fizeram sair do clube. O ano de 2008 foi de recuperação. Com um joelho lesionado, o atleta se preparou para alcançar a faixa preta. No ano passado, ela finalmente veio — com muitos planos:

— Agora, pretendo treinar para recuperar minha forma ideal, competir com outros faixas pretas e participar de todos os torneios da Federação de Judô do Rio.
Por:Rennan Setti - Divulgação JUDÔinforme

Nenhum comentário:

Postar um comentário