Três Lagoas - MS
Atletas competirão em nove categorias
Depois de 15 anos de espera, Três Lagoas voltará a ser palco de um grande evento de judô. O “Três Lagoas Open de Judô”, organizado pelo Centro Esportivo de Aperfeiçoamento Técnico e Cultural (Ceat) e com o apoio da Secretaria de Juventude, Esporte e Lazer (Sejuvel), acontece no dia 27 de fevereiro, e promete levar mais de 500 atletas ao centro do Ginásio Municipal de Esportes “Professora Cacilda Acre Rocha”.
A expectativa é do Ovídio Duarte, diretor do centro. Segundo ele, para o evento – que conta com o apoio da Federação de Judô de Mato Grosso do Sul – foram mais de 80 academias convidadas. “Encaminhamos convites todo o Estado e para cidades paulistas como Ribeirão Preto, Bauru, Presidente Prudente, São José do Rio Preto. A expectativa é de 500 atletas, no mínimo; mas podemos ter até mil judocas competindo”, garantiu.
Ovídio explicou que o evento vem com três objetivos: preparar os atletas para a seletiva do Campeonato Brasileiro Regional, que será realizada em Campo Grande, em março; divulgar o Município e aquecer o mercado (hotéis, supermercados, bares e restaurantes), e recuperar a tradição dos encontros anuais que ocorriam em Três Lagoas.
O professor relembra que, há 15 anos, a Cidade não realiza um único evento interestadual de judô. “Antes deste período tínhamos a Copa Jupiá de Judô, que acontecia todos os anos e que, por falta de apoio, teve de ser encerrada. Agora, este apoio voltou com o Sávio [Sávio Bernardes, secretário de Esporte]”.
Os atletas terão até o dia 20 de fevereiro para confirmar presença no campeonato. Porém, alguns já se anteciparam à data. De acordo com Ovídio, verbalmente, já foram confirmadas presenças de seis academias de Campo Grande e três de Dourados. Municípios como Ponta Porã, Corumbá, Maracajú, Ribas do Rio Pardo e Água Clara, também garantiram que estarão na Cidade. Estima-se que uma média de 80 a 100 academias tenha sido convidada.Três Lagoas promete estar bem representada no evento: apenas do Ceat são 150 atletas competindo.
Os judocas serão distribuídos em nada menos que nove categorias no masculino e oito no feminino. A idade mínima para participar do Open de Judô é a partir de quatro anos. Não há idade máxima. “Teremos de judoquinha à máster e por equipes. Para se ter uma base são cerca de 500 medalhas (ouro, prata e bronze) para os melhores colocados”.
CALENDÁRIO
A seletiva do Campeonato Brasileiro Regional será entre os dias 13 e 14 de março. Os vencedores competirão com os melhores atletas de outros seis estados por uma chance no Campeonato Final. As etapas regional e nacional ainda não estão definidos.
Neste sábado, o Ovídio participa de uma assembleia geral com a diretoria da Federação de Judô de Mato Grosso do Sul, na qual é vice-presidente, para definir as normas e o calendário de 2010. O cronograma deve ser apresentado na segunda-feira.
por:Renata Prandini Divulgação: JUDÔinforme
Nenhum comentário:
Postar um comentário