sábado, 3 de abril de 2010

Irmãos em Igarassu/PE compartilham a paixão pelo Judô.

03/04/2010
Igarassu - PE

Morando numa casa humilde, Antônio Júnior, Amanda e Andresa se dedicam com disciplina aos treinos e colecionam medalhas

No município de Igarassu, na Região Metropolitana do Recife, o judô é o esporte que move os sonhos de uma família. Em uma casa pequena de uma rua simples, Antônio Ferreira Júnior, de 15 anos, Amanda, de dez e Andresa, de cinco, dividem um quarto apertado. Eles se preparam para o compromisso diário dos judocas - a primeira etapa, dobrar o kimono,um exercício de paciência.

A paixão pelo judô passou de irmão pra irmão. Assim como o kimono, que já foi do Antonio, que passou pra Amanda, que passou pra Andresa. Tomara que ela tenha o mesmo sucesso que os irmãos tiveram.

As conquistas decoram o quarto da garotada. "Esse lado aqui é só meu. No mínimo 60 [medalhas]”, diz Antônio. Amanda tem cerca de trinta e a caçula expõe orgulhosa sua primeira medalha. Na sala, porém, o lugar de destaque é de duas medalhas, de prata e bronze, conquistadas por Antônio no Sul-Americano.

Nenhuma delas estaria aí se não fossem seu Antonio e dona Joelma, pais dos meninos. A renda mensal da família é de menos de R$ 600, mas os pais conseguem manter os filhos treinando assim mesmo. “Acordo de 3h30, vou trabalhar e chego às 15h. Tomo meu banho e já saio na correria. Ajeito a roupa da pequenina, volto às 20h e vou dormir no máximo 21h”, diz Antônio. E ele completa: “meu sonho é que um filho meu seja campeão olímpico. Trabalho para isso e, um dia, meu sonho vai ser realizado”.

Para chegar até o local de treinos, no ginásio J. Raposo, no Centro de Igarassu, a caminhada é de Dez minutos. Foi neste lugar que eles conheceram o esporte, através do Projeto Judô para Todos, que atende a cerca de 300 judocas gratuitamente.

Walter Pimentel, o treinador, foi o responsável pela criação do projeto, que existe há 24 anos: “eu tinha apenas 15 anos de idade e, junto com minha mãe, tivemos a ideia de fazer um projeto em Igarassu, um projeto de vida com o intuito de fazer o cidadão, educar. O campeão vem depois”, afirma.
360G - Divulgação JUDÔinforme

Nenhum comentário:

Postar um comentário