sexta-feira, 17 de dezembro de 2010

Rio de Janeiro vence o II Campeonato Brasileiro de Surdos.

17/12/2010
Rio de Janeiro, RJ

Foi realizado no dia 12 de dezembro de 2010, no Ginásio da UNISUAM no Rio de Janeiro o 2º Campeonato Brasileiro de Judô de Surdos. O evento foi uma iniciativa do Prof. Eduardo Duarte Diretor Técnico do Departamento de Lutas da Confederação Brasileira de Desportos dos Surdos, com apoio da Secretaria de Esportes do Governo do Estado do Rio de Janeiro.

Apesar de pouco conhecido pelo grande público, o Judô de Surdo já rendeu uma medalha olímpica para o Brasil em 2009 quando foi realizado o Surdo Olímpico na Cidade de Tapei na China. O Brasil enviou uma delegação com sete Atletas do Judô, sob o comando do Técnico Eduardo Duarte, a medalha de bronze foi conquistada pelo Atleta Alexandre Soares do Rio de Janeiro que conseguiu o Bronze, mesmo lutando contra adversários mais graduados. Isto demonstra que o potencial de medalhas para o Brasil neste esporte é real, e que os Governos Estaduais devem ficar mais atentos a estes Atletas que praticamente tem sustentado sozinhos o esporte.

Muitos Atletas brincam que vivem do Paitrocínio, sim é isso mesmo, são os pais dos atletas que pagam o treinamento, as passagens e a hospedagem dos competidores, este foi o caso de todos dos Atletas do Rio Grande do Norte e também de Minas Gerais que vieram ao Brasileiro através do Paitrocínio. Já nos demais Estados o descaso dos Secretários de Esporte foi muito pior, grandes estados como Rio Grande do Sul, Goiás, Pernambuco, e pasmem São Paulo a terceira maior cidade do planeta e Distrito Federal a terra dos sonhos dos gastadores de dinheiro, os Atletas sequer puderam comparecer ao evento, pela mais absoluta incompetência e falta de sensibilidade das autoridades esportivas.

O único Governador de Estado que se preocupa em apoiar o esporte é o Governador Sérgio Cabral que através da Secretária Márcia Lins viabilizou o Campeonato Brasileiro. Hoje se o Brasil tem uma medalha Olímpica neste esporte esta medalha se deve ao esforço do Atleta, da Comissão Técnica e também ao esforço pessoal do Governador Sérgio Cabral. E quem me conhece sabe que há dez anos na cobertura de eventos de artes marciais é a primeira vez que tenho motivos para elogiar um Governador de Estado.

O incrível nisso tudo é que a agenda de eventos internacionais para os surdos está cheia pelos próximos três anos, em 2011 será realizado em Minas Gerais o Campeonato Panamericano, em 2012 será realizado na Venezuela o Mundial de Lutas para Surdos e em 2013 o Surdo Olímpico na Grécia, até lá os Governadores de Estado terão tempo para recuperar o prestígio dentro da comunidade dos Surdos. Uma boa notícia neste 2º Campeonato Brasileiro foi interesse demonstrado pelo do Governo Federal, que enviou a representante do Ministério dos Esportes Kassandra Pereira Vitor que pertence a Secretaria Nacional de Esporte de Alto Rendimento, Kassandra veio conhecer os Atletas e verificar o andamento do esporte além disso muito simpática entregou as medalhas aos Campeões do Evento, em entrevista ao X-COMBAT, Kassandra deu todas as dicas para os Presidentes de Confederações e Federações de como proceder para obter o apoio do Governo Federal em seus projetos. No resultado Geral por estados o primeiro lugar ficou para o Rio de Janeiro, em segundo veio Minas Gerais e em terceiro o Rio Grande do Norte.

Confira o resultado Oficial por Equipes:

CLASSIFICAÇÃO EQUIPE
1ª Colocada Associação Valorizando as Diferenças - Rio de janeiro
2ª Colocada Instituto Emanuel - Petrópolis - RJ
3ª Colocada Judô Planura - Minas Gerais
4ª Colocada Associação dos Surdos do Noroeste Fluminense - RJ
5ª Colocada Judô Clube Nakagima - Rio Grande do Norte

Divulgação JUDÔinforme

Nenhum comentário:

Postar um comentário