Rio de Janeiro, RJ
Apesar de pouco conhecido pelo grande público, o Judô de Surdo já rendeu uma medalha olímpica para o Brasil em 2009 quando foi realizado o Surdo Olímpico na Cidade de Tapei na China. O Brasil enviou uma delegação com sete Atletas do Judô, sob o comando do Técnico Eduardo Duarte, a medalha de bronze foi conquistada pelo Atleta Alexandre Soares do Rio de Janeiro que conseguiu o Bronze, mesmo lutando contra adversários mais graduados. Isto demonstra que o potencial de medalhas para o Brasil neste esporte é real, e que os Governos Estaduais devem ficar mais atentos a estes Atletas que praticamente tem sustentado sozinhos o esporte.
Muitos Atletas brincam que vivem do Paitrocínio, sim é isso mesmo, são os pais dos atletas que pagam o treinamento, as passagens e a hospedagem dos competidores, este foi o caso de todos dos Atletas do Rio Grande do Norte e também de Minas Gerais que vieram ao Brasileiro através do Paitrocínio. Já nos demais Estados o descaso dos Secretários de Esporte foi muito pior, grandes estados como Rio Grande do Sul, Goiás, Pernambuco, e pasmem São Paulo a terceira maior cidade do planeta e Distrito Federal a terra dos sonhos dos gastadores de dinheiro, os Atletas sequer puderam comparecer ao evento, pela mais absoluta incompetência e falta de sensibilidade das autoridades esportivas.
O único Governador de Estado que se preocupa em apoiar o esporte é o Governador Sérgio Cabral que através da Secretária Márcia Lins viabilizou o Campeonato Brasileiro. Hoje se o Brasil tem uma medalha Olímpica neste esporte esta medalha se deve ao esforço do Atleta, da Comissão Técnica e também ao esforço pessoal do Governador Sérgio Cabral. E quem me conhece sabe que há dez anos na cobertura de eventos de artes marciais é a primeira vez que tenho motivos para elogiar um Governador de Estado.
O incrível nisso tudo é que a agenda de eventos internacionais para os surdos está cheia pelos próximos três anos, em 2011 será realizado em Minas Gerais o Campeonato Panamericano, em 2012 será realizado na Venezuela o Mundial de Lutas para Surdos e em 2013 o Surdo Olímpico na Grécia, até lá os Governadores de Estado terão tempo para recuperar o prestígio dentro da comunidade dos Surdos. Uma boa notícia neste 2º Campeonato Brasileiro foi interesse demonstrado pelo do Governo Federal, que enviou a representante do Ministério dos Esportes Kassandra Pereira Vitor que pertence a Secretaria Nacional de Esporte de Alto Rendimento, Kassandra veio conhecer os Atletas e verificar o andamento do esporte além disso muito simpática entregou as medalhas aos Campeões do Evento, em entrevista ao X-COMBAT, Kassandra deu todas as dicas para os Presidentes de Confederações e Federações de como proceder para obter o apoio do Governo Federal em seus projetos. No resultado Geral por estados o primeiro lugar ficou para o Rio de Janeiro, em segundo veio Minas Gerais e em terceiro o Rio Grande do Norte.
Confira o resultado Oficial por Equipes:
CLASSIFICAÇÃO EQUIPE
1ª Colocada Associação Valorizando as Diferenças - Rio de janeiro
2ª Colocada Instituto Emanuel - Petrópolis - RJ
3ª Colocada Judô Planura - Minas Gerais
4ª Colocada Associação dos Surdos do Noroeste Fluminense - RJ
5ª Colocada Judô Clube Nakagima - Rio Grande do Norte
Divulgação JUDÔinforme
Nenhum comentário:
Postar um comentário