Rio de Janeiro
Dando sequência aos processos de modernizações implantados pelo presidente da Confederação Brasileira de Judô, Paulo Wanderley Teixeira, os certificados da CBJ terão alto padrão de segurança. A intenção é que dentro de duas semanas os novos certificados de faixa-preta, árbitros e kodanshas tenham dez itens de segurança contra falsificação, como já são utilizados em documentos de multi nacionais e universidades.
A CBJ contratou uma empresa especializada em segurança de documentos para chegar ao modelo que será adotado. Saiba mais sobre alguns dos itens de segurança. Atenção, a imagem é meramente ilustrativa.
1 - Papel moeda
Papel produzido com fibras especiais e com marca d´água personalizada com DNA próprio, com código de rastreamento, anti-rasura e tratamento contra envelhecimento.
2 - Fundo anticopiativo
São fundos projetados para anular a ação dos falsificadores. Revelando palavras como "falso", "cópia" ou "inválido" em tentativa de fazer cópia.
3 - Fundo invisível reagente a UV
Tinta não visível, que somente aparece exposta a uma fonte de luz ultravioleta. É uma tinta especial que é bastante eficiente contra qualquer meio de reprodução.
4 - Fundo numismático duplex
O fundo numismático é um conjunto de linhas paralelas sempre iguais em espessura, feitas com precisão, sem deformação visual, desenho de alta complexidade. O desenho apresenta um formato tridimensional. Na tentativa de fazer cópia, o desenho perde definição.
5 - Impressão no sistema arco-íris
Esta técnica faz com que a tentativa de copiar seja frustrada, já que a máquina colorida não consegue identificar qual a cor a ser copiada.
CBJ - Divulgação JUDÔinforme
Nenhum comentário:
Postar um comentário