segunda-feira, 6 de dezembro de 2010

Olimpíadas Escolares: Carioca leva o primeiro ouro no Judô.

06/12/2010
Goiânia, GO

Disciplina militar. Este é o segredo de Ruan Isquierdo, judoca de 17 anos, morador da Vila Militar de Deodoro, no Rio de Janeiro. O carioca, de 1,96m e 116kg, levou o ouro entre os pesados na abertura da competição de judô das Olimpíadas Escolares Goiânia 2010, etapa de 15 a 17 anos, no sábado, no Ginásio do Colégio Militar Hugo Carvalho.

A medalha de prata ficou com o gaúcho Vinícius Bandeira. O bronze foi para o potiguar Lucas Barros e Matheus Lima, de São Paulo.

"Não pensava em chegar onde cheguei. Meu pai, sargento do exército, sempre me cobrou muita disciplina, e foi justamente ela que me fez estar aqui hoje. O judô também é muito relacionado com esta virtude. Diria que hoje, graças ao esporte e a minha educação familiar, sou um cara bem tranqüilo", declarou o atleta do CE Santa Mônica, que também compete pelo Flamengo.

Fã do também carioca João Gabriel Schlitter, com quem treina junto, Ruan destacou a importância da presença de João Derly, embaixador das Olimpíadas Escolares, durante as lutas da manhã.

"Não é sempre que um bicampeão mundial assiste a sua luta. Fiquei emocionado", confessa.

Na final, contra Vinícius Bandeira, Ruan venceu por Ippon por imobilização, com apenas um minuto de luta. Mas engana-se quem pensa que esta luta foi a mais difícil. O segundo combate, contra o paulista medalhista de bronze Matheus Lima, foi muito complicado, segundo ele.

"Meu adversário era mais baixo, porém muito forte. Foi uma luta decidida nos detalhes", explicou.

O carioca já havia conquistado duas medalhas em outras edições das Olimpíadas Escolares. Em 2008, em João Pessoa, foi prata. Em Maringá, em 2009, faturou o bronze.

"O ouro era questão de honra, e finalmente veio aqui em Goiânia". Para ele, o esporte possibilitou muitas coisas em sua vida. Ele ganha bolsa de estudos da instituição onde estuda, além de academia e de uma ajuda de custos.

Além dos benefícios, Ruan ainda conseguiu entrar para o exército com um ano de antecedência. E graças a isso poderá realizar um dos seus dois maiores sonhos.

"Disputarei a seletiva dos Jogos Mundiais Militares, que será disputada no Rio de Janeiro, ano que vem. Meu outro sonho é subir no alto do pódio, na minha cidade, nos Jogos Olímpicos Rio 2016", completa.

Na disputa feminina, pela categoria pesado, a paulista Samanta Soares, do Colégio Pedroso Objetivo, levou o ouro, vencendo a carioca Stefanie Miranda. O bronze ficou com Marisa Barreto (RN) e Camila Nogueira (MS).

> Resultados:

- Masculino
Ouro - Ruan Isquierdo (RJ) - CE Santa Mônica
Prata - Vinícius Bandeira (RS) - EENAV
Bronze - Lucas Barros (RN) - CEI Mirassol e Matheus Lima (SP) - EE Carmem Miranda

- Feminino
Ouro - Samanta Soares (SP) - Colégio Pedroso Objetivo
Prata - Stefanie Miranda (RJ) - EE CAIC Darcy Vargas
Bronze - Marisa Barreto (RN) – Facex e Camila Nogueira (MS) - Colégio Delphos

Final - Divulgação JUDOinforme

2 comentários:

  1. valeu pela entrevista do ouro mas que tal tambem com outros vencedores de segundo e terceiro lugar com fotos tambem...

    ResponderExcluir
  2. De certo não faltará oportunidade.

    Prof. Rocha

    ResponderExcluir