segunda-feira, 4 de outubro de 2010

Brasil conquista ouro no Pan-Americano sub-13/15 CPJ.

04/10/2010
Curitiba - PR

Foi um fim de semana de muitas vitórias para o judô brasileiro. Nas etapas da Copa do Mundo Sênior disputadas em Roma (masculino) e na Grã-Bretanha (feminino), foram nove medalhas conquistadas. Porém, os resultados mais expressivos foram alcançados no Pan-Americano Sub 13, com dez medalhas de ouro obtidas pela nova geração do esporte. O paranaense Leonardo Neder (Colégio Bom Jesus / Viva Esporte Academia / Judô Nintai do Brasil), de 11 anos, foi campeão na categoria até 38 quilos.

O torneio disputado no último fim de semana (2 e 3 de outubro), no Panamá, reuniu mais de 500 participantes. O atleta do Colégio Bom Jesus Água Verde, de Curitiba, que neste ano já havia conquistado o Brasileiro de Judô Sub 13, venceu o primeiro confronto do Pan contra o judoca da casa, com um Wasari. Em seguida, superou o atleta dos Estados Unidos, por decisão dos árbitros. Na final, contra o representante equatoriano, Leonardo venceu o confronto com dois Yukos.

O técnico Tulius Dallagassa comemorou muito o resultado. "É sensacional conquistar a medalha de ouro num torneio internacional. Isso mostra que o Paraná está se tornando um grande celeiro de judocas. Neste ano, também tivemos outros resultados importantes, como o ouro conquistado pela Paula Brandalise Nunes, no Brasileiro Sub 17, e o título do João Pedro Pires, no Brasileiro Sub 20", destaca Dallagassa.

FAMÍLIA CAMPEÃ
O sobrenome Neder tem sido muito comentado nos tatames ultimamente. O título conquistado por Leonardo no Panamá é mais um para o currículo da família. Neste ano, o irmão dele, Guilherme, de 13 anos, trouxe para casa a medalha de bronze, na categoria até 44 kg, das Olimpíadas Escolares, e conquistou o tricampeonato paranaense.

Outro título importante da família neste ano foi o Mundial de Judô Master, disputado em Montreal, no Canadá. Maurício Neder, pai de Leonardo e Guilherme, ficou com o ouro na categoria M4 (até 81kg) e também sagrou-se campeão na disputa por equipes, onde compôs o time brasileiro com outros cinco atletas.

Para Tullius Dallagassa, o exemplo que Neder dá aos filhos vai além da obtenção de medalhas. "Está na superação dos desafios da vida. Além da conquista, Maurício deixa aos jovens judocas o exemplo do espírito de luta que devemos ter. Em meio às dificuldades do cotidiano para conciliar o trabalho, dedicação à família e aos treinamentos, ele consegue demonstrar que, quando desejamos algo, não precisamos dar desculpas. Ter atitude e lutar com todas as nossas forças para alcançar os nossos objetivos é o caminho", conclui.

ParanaNews - Divulgação JUDÔinforme

Nenhum comentário:

Postar um comentário